Entre julho e setembro estudaremos lições sobre reavivamento e reforma, referindo-se o reavivamento a uma renovação de nossa vida espiritual, isto é, de nosso relacionamento com Deus, e reforma à mudança em nossas ações e atitudes, como por exemplo no estudo da Bíblia, nas orações, na devoção pessoal.
Nesta primeira semana estudamos sobre a igreja de Laodiceia.
No livro de Apocalipse, que é o último livro da Bíblia, escrito pelo apóstolo João, há sete cartas dirigidas a sete igrejas cristãs da época, mas que, simbolicamente, se referem à igreja cristã através da história.
A última das cartas é dirigida à igreja de Laodiceia, conhecida como a igreja cristã a partir do século XX e cuja característica é a indiferença, tratada numa metáfora como mornidão.
Laodiceia era rica, mas não tinha água na sua região. Assim, a água vinha da cidade próxima, Hierápolis, conhecida por suas águas quentes, através de um aqueduto, mas chegava morna à cidade de Laodiceia. Outra solução foi buscar água na cidade de Colossos, igualmente próxima, em que a água era gelada, mas chegava também morna através do aqueduto à cidade de Laodiceia. Daí as palavras: "Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, estou a ponto de vomitar-te de minha boca." Apocalipse 3: 15 e 16
Laodiceia era uma rica cidade de comerciantes de roupas, tinha também uma escola de medicina em que se estudava a oftalmologia. Mas Deus se dirige ao povo dessa cidade como "pobre, cego e nu": "Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado e miserável, e pobre, e cego, e nu; Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas." Apocalipse 3: 18 e 19 O ouro prescrito para Laodiceia são o amor e a fé que aquecem a vida cristã; as roupas brancas representam a justiça de Cristo e o colírio é o próprio Espírito Santo que nos abre os olhos, mostrando "o pecado, a justiça e o juízo".
Na Bíblia, a água da vida simboliza Cristo. Laodiceia estava e está longe da fonte da água da vida - não deixa de se dizer cristã, mas é indiferente. Não tem mais a mesma temperatura que a igreja primitiva ou que a própria igreja de Filadélfia, que a antecedeu, período em que muitos se retiraram da falsa adoração e se voltaram para Cristo. Conforme as palavras de Apocalipse, referindo-se à igreja de Filadélfia: "Eis que eu farei aos da sinagoga de Satanás, aos que se dizem judeus, e não são, mas mentem: eis que eu farei que venham, e adorem prostrados a teus pés, e saibam que eu te amo." Apocalipse 3:9
Mas Jesus estende a esta igreja do tempo do fim - Laodiceia - o chamado: "Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo." Apocalipse 3:20
Este chamado é para nós e, atendendo ao chamado, estaremos com Cristo na grande ceia no Céu, para a qual nos convida.
Nesta primeira semana estudamos sobre a igreja de Laodiceia.
No livro de Apocalipse, que é o último livro da Bíblia, escrito pelo apóstolo João, há sete cartas dirigidas a sete igrejas cristãs da época, mas que, simbolicamente, se referem à igreja cristã através da história.
A última das cartas é dirigida à igreja de Laodiceia, conhecida como a igreja cristã a partir do século XX e cuja característica é a indiferença, tratada numa metáfora como mornidão.
Laodiceia era rica, mas não tinha água na sua região. Assim, a água vinha da cidade próxima, Hierápolis, conhecida por suas águas quentes, através de um aqueduto, mas chegava morna à cidade de Laodiceia. Outra solução foi buscar água na cidade de Colossos, igualmente próxima, em que a água era gelada, mas chegava também morna através do aqueduto à cidade de Laodiceia. Daí as palavras: "Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, estou a ponto de vomitar-te de minha boca." Apocalipse 3: 15 e 16
Laodiceia era uma rica cidade de comerciantes de roupas, tinha também uma escola de medicina em que se estudava a oftalmologia. Mas Deus se dirige ao povo dessa cidade como "pobre, cego e nu": "Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado e miserável, e pobre, e cego, e nu; Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas." Apocalipse 3: 18 e 19 O ouro prescrito para Laodiceia são o amor e a fé que aquecem a vida cristã; as roupas brancas representam a justiça de Cristo e o colírio é o próprio Espírito Santo que nos abre os olhos, mostrando "o pecado, a justiça e o juízo".
Na Bíblia, a água da vida simboliza Cristo. Laodiceia estava e está longe da fonte da água da vida - não deixa de se dizer cristã, mas é indiferente. Não tem mais a mesma temperatura que a igreja primitiva ou que a própria igreja de Filadélfia, que a antecedeu, período em que muitos se retiraram da falsa adoração e se voltaram para Cristo. Conforme as palavras de Apocalipse, referindo-se à igreja de Filadélfia: "Eis que eu farei aos da sinagoga de Satanás, aos que se dizem judeus, e não são, mas mentem: eis que eu farei que venham, e adorem prostrados a teus pés, e saibam que eu te amo." Apocalipse 3:9
Mas Jesus estende a esta igreja do tempo do fim - Laodiceia - o chamado: "Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo." Apocalipse 3:20
Este chamado é para nós e, atendendo ao chamado, estaremos com Cristo na grande ceia no Céu, para a qual nos convida.
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