Seguidores

sexta-feira, 3 de junho de 2011

As roupas novas do pródigo

 Poucas lições da Bíblia são tão criativas como as Lições da Escola Sabatina deste segundo trimestre de 2011. Estudamos a história da redenção, atravessando o antigo e o novo testamento através do simbolismo das vestes.
Relembramos vestes que existiram fisicamente, como as precárias folhas de figueira usadas por Adão logo após a entrada do pecado no Éden e as roupas de pele de carneiro - já apontando para Cristo - providenciadas imediatamente por Deus. Também estudamos sobre os patriarcas, através da capa de José, que foi manchada de sangue, devido à inveja dos irmãos, depois perdoados no Egito e sobre o manto do profeta Elias, passado para o profeta Eliseu.
A história dos reis de Israel foi mencionada através da figura de linguagem usada por Davi - a poderosa águia que cobre seus filhotes carinhosamente no ninho - "Porque Tu me tens sido auxílio; à sombra das Tuas asas, eu canto jubiloso." (Salmo 63:7).
Estudamos sobre os profetas que advertiram Israel, e nos advertem também a nós, e nos animam com a esperança de "vestes de esplendor", "de finos trajes de perdão" - "Pois Ele me vestiu com as vestes da salvação e sobre mim pôs o manto da justiça, qual noiva que adorna a cabeça como um sacerdote, qual noiva que se enfeita com joias." (Isaías 61:10), "Eis que tenho feito que passe de ti a tua iniquidade e te vestirei de finos trajes" (Zacarias 3:4).
E nesta semana chegamos ao novo testamento, com o estudo da parábola do filho pródigo, que saiu da casa paterna, dissipou o dinheiro que lhe cabia por herança, mas voltou pedindo abrigo e foi acolhido e honrado pelo pai, que disse para os servos: "Trazei depressa a melhor roupa, vesti-o, ponde-lhe o anel no dedo e sandálias nos pés." (Lucas 15:22)  Através da célebre parábola de Jesus, contada quando o Mestre foi criticado por estar junto com cobradores de impostos e outras pessoas de má fama que ouviam a Mensagem da salvação, temos a esperança do perdão para todo que escolhe seguir a Jesus e a advertência contra o preconceito contra qualquer que venha para procurar a Cristo.
É muito agradável quando podemos, na escola bíblica de sábado, ouvir os comentários do que todos aprenderam do estudo da semana, ou mesmo do que podem apreender da breve recapitulação que fazemos em 30 breves minutos.  Para o próximo sábado, temos o estudo de mais uma parábola com o título "As vestes nupciais". Estendo a vocês o convite: vamos aproveitar as últimas e maravilhosas lições deste trimestre sobre   as vestes da graça que Cristo nos estende.