Seguidores

sábado, 25 de agosto de 2012

Prontos para a volta de Jesus

Enquanto que  na última lição Paulo se detém na descrição da volta de Jesus, denominada em grego "parousia", que significa um evento especial,  a visita de alguém ilustre, como até mesmo o imperador, nesta semana estudamos o capítulo 5 de Tessalonicenses, em que o apóstolo adverte sobre a necessidade de estarmos preparados para esse evento.
São apresentadas duas comparações sobre o inesperado da situação quando Jesus voltar: o ladrão de noite, que ninguém espera, e a hora de dar a luz para a mulher grávida. São momentos que não podemos realmente determinar quando acontecerão exatamente. Na primeira comparação,com o ladrão,  realmente não esperamos que aconteça esse inesperado, mas há precauções que tomamos quanto à nossa segurança. Na segunda comparação, trata-se de um evento feliz e esperado, mas não sabemos quando exatamente acontecerá. A futura mamãe costuma manter preparadas as malas para ir à maternidade exatamente por esse motivo. 
No contexto das recomendações para o preparo quanto à volta de Jesus, é interessante que Paulo descreve o cristão como uma pessoa da "luz" e do "dia". Sabemos que nossa luz é Jesus e que as obras do dia são as obras dos seguidores de Cristo. A recomendaçao para nós, como seguidores da luz , é revestir-nos da fé e do amor.
Para sua reflexão, dentro do contexto dos versículos 1 a 11 da primeira epístola aos  Tessalonicenses,procure algumas obras da luz na lista seguinte:

Assistir a um programa de música na TV.
Conversar com colegas num bar após o trabalho (sem consumo de bebidas alcoólicas).
Ir a um campo de futebol e sentar-se perto de uma torcida organizada animadíssima.
Visitar uma pessoa da classe que está doente.
Assistir a uma novela de TV.
Estudar para uma prova.
Cumprimentar um vizinho.
Assistir a um programa humorístico na TV.
Consultar um site da internet.
Comunicar-se com amigos através da internet.

Você tem dúvida quanto a alguns dos exemplos acima? Sobre que situações não há dúvida?

Versículo para meditação:
"Nós, porém, que somos do dia, sejamos sóbrios, revestindo-nos da couraça da fé e do amor e tomando como capacete a esperança da salvação." (I Tessalonicenses 5:8)