Seguidores

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Primeiras lições do trimestre: adoração e sábado

Estamos agora estudando sobre a adoração que devemos a nosso Deus.
Em Apocalipse 14: 6 e 7 lemos sobre o anjo visto pelo apóstolo João : "Vi outro anjo voando pelo meio do céu, tendo um evangelho eterno para pregar aos que se assentam sobre a terra, e a cada nação, e tribo, e língua, e povo, dizendo, em grande voz: Temei a Deus e dai-lhe glória, pois é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas."
O anjo traz boas notícias de salvação para todos, associando essa mensagem também ao temor - respeito - ao grande Deus Criador do céu, da terra, das águas, de todo o universo.
Nas primeiras duas semanas do trimestre, estudamos sobre cenas de adoração desde o Éden até os Patriarcas. Adão e Eva adoravam na presença pessoal de Deus, da qual foram afastados pelo pecado. Após a saída do Jardim, podemos contemplar cenas de adoração através da oferta de um cordeiro num altar, mostrando a fé na redenção através de Cristo. Assim adoraram Abel, Noé e Abraão. Jacó erigiu um altar no lugar em que sonhou com anjos subindo e descendo entre o céu e a terra, que ele denominou Betel, a casa de Deus. Moisés tirou suas sandálias em obediência ao pedido de Deus, ao ver no deserto um arbusto envolvido por chamas que não o consumiam. Reconheceu ali a presença do Senhor. Da mesma forma devemos manter reverência, respeito, na casa de Deus e nos separar no momento em que nos encontramos com Ele de tudo que impede a verdadeira  adoração. Para a melhor adoração é necessária uma preparação em nossa vida.
Nesta semana, o título da lição "O sábado e a adoração" relembra a criação, descrita em Gênesis ocorrendo em seis dias. Recordando o relato bíblico, no primeiro dia, criou Deus a luz; no segundo, separou as águas das nuvens das águas existentes na superfície da terra, criando a atmosfera; no terceiro, fez surgir a terra seca; no quarto, criou o sol e a lua para iluminarem a terra; no quinto, criou peixes, aves, répteis; no sexto, os mamíferos e finalmente o homem. "Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. Houve tarde e manhã, o sexto dia." (Gênesis 1:31) Então Deus abençoou a dia sétimo e o santificou. Esse é o sábado.
No registro dos mandamentos de Deus, em Êxodo 20:8-10, lemos mais uma vez a recomendação sobre a santificação do dia de sábado, associada à criação: "Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. (...) porque, em seis dias, fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o Senhor abençoou o dia de sábado e o santificou."
Assim, a mensagem do anjo sobre adoração, mencionando Deus Criador, remete à adoração no dia de sábado.
O sábado também é associado à salvação e libertação  - "porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito e que o Senhor, teu Deus, te tirou dali com mão poderosa e braço estendido; pelo que o Senhor, teu Deus, te ordenou que guardasses o dia de sábado". ( Deuteronômio 5:15) e à santificação - "Certamente guardareis os meus sábados, para que saibais que eu sou o Senhor que vos santifica" (Êxodo 31:13) e ainda ao descanso - "Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei." (Mateus 11: 28-30 ) "Além da necessidade humana básica, de descanso físico, há uma necessidade igualmente importante, de que a mente e as emoções tenham uma mudança de ritmo um descanso dos fardos e do estresse da vida diária. Deus planejou o sábado exatamente para isso (...) Embora qualquer um possa dizer que está descansando em Cristo, o sábado nos oferece uma manifestação real e física desses descanso. O sábado é um símbolo do descanso que temos verdadeiramente nElçe, na salvação que Cristo realizou para nós." (Fonte: comentário da lição da Escola Sabatina)


Que tenhamos um proveitoso estudo da Palavra de Deus e que estejamos prestando adoração ao Criador neste próximo sábado.