Seguidores

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Adoração, música e louvor

O estudo da Bíblia nesta semana menciona Davi, primeiro rei de Israel, também compositor de grande quantidade de Salmos. "Suas canções e orações refletem profundo sentimento de temor pelo Deus que ele amava e conhecia como amigo pessoal e Salvador."(Lição da Escola Sabatina)
A música tem sido desde a Antiguidade relacionada com a adoração. Lemos em "Educação", livro de Ellen G. White, sobre os cânticos entoados pelos israelitas quando viajavam pelo deserto:
Enquanto o povo viajava pelo deserto, muitas lições preciosas se lhes fixavam na mente por meio de cânticos. Na ocasião em que se livraram do exército de Faraó, todo o povo de Israel participou do cântico de triunfo. Ao longe, pelo deserto e pelo mar, ecoava o festivo estribilho, e as montanhas repercutiam as modulações de louvor: "Cantai ao Senhor, porque sumamente Se exaltou." Êxo. 15:21. Muitas vezes durante a jornada era repetido esse cântico, animando os corações e avivando a fé nos viajantes peregrinos. Os mandamentos, conforme foram dados no Sinai, com promessas de favor de Deus e referências às Suas maravilhosas obras em seu livramento, foram por orientação divina expressos em cânticos, e cantados ao som de música instrumental, sendo devidamente acompanhados pelo povo.
Assim, elevavam-se seus pensamentos acima das provações e dificuldades do caminho (...) e o povo era levado a um contado mais íntimo com Deus e uns com outros.
Assim como no passado, ouvir ou cantar um hino religioso que fala das verdades da Palavra de Deus nos anima e conforta.
O hino "Porque Ele vive" (Hinário Adventista, 70)  nos lembra a esperança num amanhã, porque temos um Redentor vivo, que prometeu nos levar para o Lar do Céu.