Seguidores

sábado, 17 de agosto de 2013

Conselhos sobre saúde

Nas  palestras de sábado último e domingo, o Dr. Silmar Cristo apresentou conselhos sobre saúde.
O mito de que precisamos de muitas proteínas foi desfeito: se no período até 2 anos de idade, em que se dá a maior explosão de crescimento, há bebês que se desenvolvem bem apenas se nutrindo do leite materno, com 1% de proteínas, depreende-se que as proteínas não são tão vitais para o crescimento como se pensa.
Além disso, os alimentos não possuem apenas um nutriente. O feijão não tem apenas ferro ou proteínas. As batatas não têm apenas carboidratos. A propósito, elas têm também proteínas. É importante que haja variedade de alimentos, sempre em dias diferentes e não na mesma refeição.
O cardápio de um almoço poderia conter, por exemplo, arroz integral, feijão, salada com alface (1 folha verde) e cenoura (1 vegetal colorido), abóbora (1 vegetal cozido), castanhas. No dia seguinte, o almoço poderia ter no cardápio milho (outro cereal, em lugar do arroz), lentilhas (no lugar de feijão), salada com agrião (1 folha verde) e beterraba (1 vegetal colorido), chuchu (1 vegetal cozido), amêndoas.
Foi aplicado um teste para verificar o estado da saúde da assistência. Como se tratava de pessoas cristãs adventistas, que não bebiam ou fumavam, o diagnóstico apontou para uma situação em que há um grau de risco sério para a saúde.
No caso de pessoas que usam bebidas alcoólicas, fumo, drogas, têm índices altos de colesterol e triglicérides, o risco pode ser iminente ou severo.
Entretanto há muitas coisas que podem, mesmo no caso de cristãos adventistas, ser melhorado, como usar cereais integrais, tomar quantidade adequada de água, cuidar do funcionamento do intestino, evitar o uso de farinhas refinadas e açúcar refinado, evitar o uso de adoçantes, fazer exercícios físicos de 5 a 6 dias por semana, evitar o uso de refrigerantes,evitar o uso de cafeinados, evitar o uso de carne, entre outros itens. Na canção que aprendemos durante as primeiras palestras, podemos observar que há oito remédios naturais: água, ar puro, luz solar, repouso, exercícios físicos, alimentação adequada(verduras, frutas, cereais, oleaginosas), temperança, confiança em Deus.
Na última palestra, foi apresentado um programa para mudanças importantes na saúde:
1 - aumentar a ingestão de água;
2 - melhorar a mastigação;
3 - programar o horário de dormir para antes de 22h 30;
4 - utilizar alimentos crus e alimentos cozidos às refeições;
5 - começar ou aumentar a atividade física (atividade aeróbica e alongamento);
6 - combinar bem os alimentos (evitar frutas e verduras na mesma refeição, evitar muita variedade na mesma refeição, não misturar frutas doces com ácidas, evitar amido combinado com frutas ácidas);
7 - eliminar bebidas estimulantes;
8 - eliminar cereais refinados e substituir pelos integrais, como arroz e trigo (pão integral);
9 - eliminar produtos de origem animal (ter cuidado em verificar o índice de vitamina B12, solicitando exame de 3 em 3 anos);
10 - eliminar açúcar refinado.

Vamos procurar implementar esses conselhos sobre saúde em nossa vida diária e teremos melhor qualidade de vida!

Palestras sobre saúde

Estamos assistindo a palestras sobre saúde, com Dr. Silmar Cristo, médico que mora nos Estados Unidos, mas está no Brasil para mostrar verdades sobre a saúde, que farão milagres se colocadas em prática na vida.
O palestrante já nos mostrou alguns mitos que não têm verdade científica, como o de que pessoas com taxas baixas de colesterol e de triglicérides não são vítimas de infarto do miocárdio.
Mostrou também que houve um aumento na expectativa de vida do século XIX para o século XX devido à implementação de alguns conselhos bíblicos na saúde pública, como o isolamento de doentes contagiosos e a desinfecção das mãos pelos profissionais da saúde.
Como se sabe, há muitos conselhos sobre saúde no pentateuco, os cinco primeiros livros da Bíblia, escritos por Moisés, que são Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. Dr. Silmar mostrou, por exemplo, conselhos sobre higiene e sobre alimentação encontrados na Palavra de Deus e comentou inclusive o fundamento científico para a contraindicação de alguns peixes e frutos do mar na alimentação, como consta em Levítico 11.
A partir de hoje à tarde, mostrará quais são as práticas positivas para uma real reforma da saúde.
Um dos versículos estudados hoje pela manhã, Cantares 2:15, versa: "Apanhai-me as raposas, as raposinhas, que devastam os vinhedos, porque as nossas vinhas estão em flor."
O povo de Israel vivia do cultivo agrícola e as vinhas eram cercadas, impedindo a entrada das raposas grandes, mas era necessário vigiar para que pequenas raposas, brincando embaixo dos vinhedos, não fizessem cair as flores, impedindo a produção de uvas. A metáfora lembra que precisamos evitar as práticas a que não damos importância e que devastam nossa saúde.
Continuemos assistindo às palestras do Dr. Silmar Cristo e aprendendo mais sobre nossa saúde.