Seguidores

domingo, 3 de julho de 2011

Momento infantil

Em todos os cultos de sábado de manhã  na nossa igreja, há um primeiro momento em que estudamos a Bíblia. Nessa hora, como sabem,  as crianças ficam nas salas do Departamento Infantil, de acordo com a faixa etária. Mas, numa segunda hora, todos se reúnem para louvar a Deus juntos. Então há um momento, antes do sermão, em que a orquestra toca uma música e as criancinhas vão à frente para ouvirem uma mensagem, geralmente uma história.
Hoje a mensagem foi sobre a própria música tocada para chamá-las para essa adoração infantil.


Na realidade é uma música formada de vários fragmentos de músicas, como se fossem fatias de várias músicas reunidas em uma, um arranjo de nosso maestro Samuel.
A primeira é a flauta que toca. Ela diz assim, na versão cantada:
"Cristo tem amor por mim,
Com certeza, eu creio assim.
Por amor de mim morreu.
Vivo está por mim nos céus."
Nosso colega instrumentista José Maria, que já foi praticamente "eleito" voluntário para apresentar essa mensagem quando fica a cargo da orquestra comentou que Cristo ama as criancinhas, como nos conta a Bíblia,  e  também que Ele morreu por nós e agora está nos céus, de onde vem nos buscar.
Nesse momento duas moças tocaram o solo de flauta.
O segundo hino que compõe a música é “As árvores balançam”. O comentário foi sobre Cristo, como o Criador - assim, quando ouvimos o vento balançando as folhas e ramos das árvores lembramos de Jesus.
O sax alto tocou essa música, executado por mais uma instrumentista.
O terceiro hino fala dos peixes : “Cristo fez os peixes para rios e mar, Cristo fez os peixes, pô-los a nadar.”É o sax tenor que toca. Lembrou-se então que a Bíblia conta várias histórias sobre peixes, que os primeiros discípulos de Jesus eram pescadores e que Cristo uma vez os ajudou a pescar, porque não havia peixes. Cristo também multiplicou os peixes de um menino, junto com os pães, para alimentar a multidão.
Um rapaz executou no sax tenor a música.
A última parte da sequência diz: "Quem os ensinou foi Deus/ a correrem, a correrem, Quem os ensinou foi Deus/ a correrem quando a mãe chamar".Quem ensinou as crianças, as árvores e os peixes foi Jesus. Toda a natureza obedece a Deus. Há leis que foram criadas por Deus para ordenar a natureza e nós também devemos obedecer a Deus para sermos felizes.
Foi interessante ver como as crianças acompanharam essa meditação atentamente e também como observaram com curiosidade os instrumentos musicais. E, para concluir, o narrador comentou antes da oração que oraria também pelas pessoas que dedicam seus talentos para Deus, como os instrumentistas e cantores.
É importante falar às criancinhas sobre nosso Senhor Jesus. Elas lembrarão dessas palavras por toda a sua vida.

"Jesus, porém, disse: Deixai os pequeninos, não os embaraceis de vir a mim, porque dos tais é o reino dos céus. E, tendo-lhes imposto as mãos, retirou-se dali."(Mateus 19:14)