Seguidores

quinta-feira, 16 de junho de 2011

"Vestes da graça" - últimas lições



Estamos estudando os últimos títulos deste trimestre das lições da Bíblia - Mais imagens de vestes(na semana que hoje se finda) e Revestidos de Cristo (na próxima semana). 
Temos nesta semana cinco cenas da vida de Jesus, envolvendo vestes. Primeiro a história da mulher doente há muito tempo que foi curada tocando o manto de Jesus. É uma lição de fé - o próprio Jesus tornou público que não havia poder em suas vestes mas que a mulher foi curada pelo poder de Deus através da fé que ela exerceu. É uma lição para alimentar nossa própria fé. Muitas maravilhas acontecem em nossa vida quando exercemos a fé em Deus.
A segunda cena mostra Jesus antes da última ceia com os discípulos, tirando seu manto para lavar os pés dos discípulos. É Cristo nos passando a lição da humildade - ser servidor de Jesus é humilhar-se e não exaltar-se.
Outra cena mostra o sumo sacerdote rasgando as vestes ao ouvir Cristo declarar-se o Filho de Deus. As vestimentas especiais do sumo sacerdote, conforme Levítico 21, não poderiam ser rasgadas. O fato de ter o sumo sacerdote rasgado as vestes simboliza que o sistema do sacerdócio terrestre se aproximava do fim.
Cristo caminhava para o sacrifício em nosso favor, e com duas cenas de seu martírio termina a lição:despojando-o de suas vestes, os soldados o cobriram com um manto escarlate e puseram-lhe na cabeça uma coroa de espinhos e O escarneciam. (Mateus 27) Em seguida, cumprindo uma profecia, os soldados lançaram sortes sobre as vestes de Jesus.
Na lição da próxima semana - Revestidos de Cristo - um dos versos bíblicos para meditação é Gálatas 3:27, que nos diz: "Porque todos quantos fostes batizados em Cristo de Cristo vos revestistes." Conforme o comentário constante em nosso manual de estudo da Bíblia, o verbo  "revestir-se" no original grego significa "estar vestido". Assim, aqueles que pertencem a Cristo, no sentido etimológico da palavra, estão "vestidos" de Cristo.
O trimestre inicia com o estudo da entrada do pecado, com Adão improvisando vestes para cobrir sua vergonha - depois substituídas pelas peles de cordeiro providas pelo próprio Deus - e termina com o sacrifício de Cristo e consequente fim do sistema sacrifical terrestre e com a maravilhosa experiência da vida cristã, em que, conforme o apóstolo Paulo," vivo não mais eu, mas Cristo vive em mim." (Gálatas 2:20)
É a história da redenção estudada através do simbolismo das vestes, uma linda lição.
Olhando para o próximo trimestre, teremos lições, não menos belas, sobre a adoração que devemos a Deus, iniciando com "duas classes de adoradores". Vamos continuar o estudo da Palavra de Deus, pois é através da Palavra que ouvimos diariamente a voz de nosso Pai Celestial.