Seguidores

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Paulo e os Tessalonicenses - missão e união em Cristo

"Passa a Macedônia e ajuda-nos!" Foi o apóstolo Paulo que recebeu esta ordem, através de uma visão em sonhos. Paulo, de acordo com o relato em Atos 16, viajava com Silas e na cidade de Trôade teve a visão de um homem vestido à moda dos macedônios em pé lhe rogando que passasse à Macedônia e lhes prestasse ajuda.
A lição deste trimestre estuda a carta de Paulo aos Tessalonicenses, isto é, habitantes de Tessalônica, que é a segunda maior cidade da Grécia e a principal da região da Macedônia. Foi construída em 316 antes de Cristo, na margem do golfo Termaico. Atualmente tem cerca de 700 mil habitantes.

Viagens de Paulo


Através deste mapa, podemos ver Trôade, no norte da Ásia, onde Paulo teve a visão e a região de Macedônia, no sul da Grécia, aparecendo o porto de Filipos, onde chegaram primeiro Paulo e Silas, depois a oeste, Tessalônica e mais a oeste Bereia, aonde se dirigiram depois. Ao sul, também na costa, fica Atenas, onde  depois pregou o apóstolos Paulo.
O objetivo dessa primeira parte do estudo da carta aos Tessalonicenses é mostrar que o evangelho é universal, destina-se a todos, e por isso Paulo e também outros apóstolos foram orientados pelo Espírito Santo a se dirigirem a diversas regiões fora da Judeia, que podemos ver ao sul do mapa, já perto do Egito. 
Passado o tempo em que o evangelho devia ser pregado aos judeus, de acordo com as profecias bíblicas, povo que então deveria levar a mensagem  para o mundo, mas que rejeitou a Cristo, a ordem aos discípulos é contar a todo o mundo a história de Jesus, da salvação e da promessa de sua segunda vinda em glória.
Diz o nosso manual de estudo : "O que podemos ver aqui é o caráter universal do evangelho, o fato de que ele se destina a todos os povos, classes e raças, para ricos ou pobres, gregos ou judeus, porque a morte de Cristo beneficiou o mundo inteiro. É por isso que a mensagem adventista do sétimo dia é para todo o mundo (Ap 14: 6), sem exceções fundamentadas em etnia, nacionalidade, classe social ou situação econômica. É muito importante manter essa missão sempre diante de nós. Assim também é importante que não nos tornemos isolados, absortos em nossos próprios pensamentos e mais interessados em manter o que temos do que em avançar para lém dos limites confortáveis que, talvez até inconscientemente, estabelecemos para nós mesmos."
Paulo não permaneceu muito tempo em Tessalônica devido à perseguição que sofreu. Mas jamais esqueceu-se dos crentes da igreja ali deixada. Mais tarde enviou um missionário, Timóteo, para estar com aqueles irmãos e para eles escreveu duas cartas, que são o objeto de estudo de nossa igreja até o mês de setembro.
É importante sentir o apreço que o apóstolo dedicou aos membros daquela igreja com a qual estivera tão pouco tempo. Como saíra apressadamente da cidade, tinha dúvidas sobre os sentimentos dos que ficaram a  respeito do pregador que se fora tão rápido - Paulo. O relatório de Timóteo mostrando o bom conceito que a igreja tinha a respeito de Paulo e também que os Tessalonicenses continuavam firmes na fé trouxe-lhe intensa alegria. 
Todos apreciamos ser estimados e, assim, são muito  importantes os laços de amizade e apreço que os cristãos mantêm entre si numa congregação.
Que a amizade e apreço cristãos marquem nossos relacionamentos! Vamos seguir a Jesus em união.


Fonte: Lição da escola Sabatina - jul/ago/set 2012 - epístolas aos Tessalonicenses. CPB, Tatuí, SP, 2012.