Seguidores

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Adoração - últimas lições

Chegamos ao final de um trimestre e também ao final de mais um guia de estudos da Bíblia - a Lição da Escola Sabatina sobre "Adoração".
Mais uma vez - como no trimestre passado sobre a simbologia das vestes - o tema foi estudado ao longo do livro sagrado.
Vimos a adoração no Éden, onde Adão e Eva se encontravam pessoalmente com Deus, depois a adoração dos patriarcas, que erigiam altares para adorar. Passamos pelo povo de Israel, adorando no deserto, no tabernáculo instituído para habitação de Deus entre o povo e estudamos sobre os cânticos utilizados durante a viagem - lembrando dos milagres que Deus havia realizado, dos mandamentos que havia instituído. Durante a história dos reis, o povo passou a adorar em Jerusalém, no templo construído por Salomão, celebrando ali as festas religiosas, às quais se dirigiam em romaria anualmente, cantando hinos de louvor pelo caminho, os mesmos cantados no deserto. Lemos sobre os salmos,  muitos dos quais compostos por Davi, o pastorzinho que se tornou rei. Vimos que as letras de louvor dos Salmos são muitas vezes repetidas em nossos hinos de louvor atuais.
Estudamos sobre as advertências dos profetas quanto a uma adoração vazia de sentido, quando o povo de Israel se afastou de Deus, e sobre a  reconstrução do templo de Jerusalém.
Chegamos ao Novo Testamento, e lemos o cântico de louvor de Maria, ao reconhecer o milagre que Deus fez, usando-a para trazer ao mundo o Messias prometido, sobre as palavras de Cristo a respeito da adoração em espírito - com nosso sentimento - e em verdade - com nossa razão pesquisando nas Escrituras: "Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão ao Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para Seus adoradores." (João 4:23) Vimos sobre os sermões inspirados da época dos apóstolos, que levavam milhares de pessoas a tornarem-se cristãs - judeus que aceitavam a Cristo como Filho de Deus e gentios que criam na história de Jesus. 
Chegamos nesta semana ao estudo da adoração no último livro da Bíblia - o Apocalipse, que trata da adoração a Deus pelos seres criados. São mostradas cenas de adoração a Deus no céu, como em Apocalipse 4:8-11, em que podemos ler sobre os anjos proclamando ininterruptamente : "Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo Poderoso, àquele que era, que é e que há de vir." São mostradas também cenas da batalha na terra entre a adoração a Cristo, digno da verdadeira adoração, e a besta, significando a adoração falsa. Sobre a nova Jerusalém, no céu, Apocalipse descreve: "Nela não vi santuário, porque o seu santuário é o Senhor, o Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro.  (...) As nações andarão mediante a sua luz, e os reis da terra lhe trazem a sua glória." (Apocalipse 21:22 a 24). 
A adoração é tema presente em todo o Livro de Deus. E o Livro termina mostrando a adoração novamente na presença do Criador, após a vitória do Cordeiro. Que estejamos inscritos naquele dia no Livro da Vida do Cordeiro, e entremos na Santa Cidade, onde adoraremos na presença de nosso Deus.