Seguidores

sábado, 15 de junho de 2013

Esperança e salvação

No livro de Zacarias, que estudamos nestas duas  semanas, já no fim do trimestre, há dois pontos essenciais: as mensagens de salvação e de esperança.
Zacarias apresenta o quadro de um sacerdote, o sacerdote Josué, apontado por Satanás por estar usando vestes sujas. Cristo, representado pelo Anjo, oferece imediatamente vestes limpas a Josué: "Eis que tenho feito que passe de ti a tua iniquidade e te vestirei de finos trajes." Zacarias 3:4 
Vamos lembrar também aqui o versículo 61:10 de Isaías, que nos diz:  "Regozijar-me-ei muito no Senhor, a minha alma se alegra no meu Deus, porque  me cobriu de vestes de salvação e me envolveu com o manto de justiça, como noivo que se adorna de turbante, como noiva que se enfeita com as suas joias." Que linda metáfora para a salvação que nosso Deus nos oferece!
O profeta Zacarias, numa época em que se reconstruía Jerusalém, faz lindas profecias de esperança para a cidade.
Uma delas se refere à entrada festiva de Cristo na cidade: "Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém: eis aí te vem o teu Rei, justo e salvador, humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de jumenta." Zacarias 9:9 Essa profecia já se cumpriu.
Outra profecia ainda vai se cumprir, quando Jerusalém será governada pelo Senhor e nela entrarão todos os povos, como um só povo. "O Senhor será Rei sobre toda a terra; naquele dia, um só será o Senhor, e um só será o seu nome. (...) Habitarão nela, e já não haverá maldição, e Jerusalém habitará segura." Zacarias 14: 9 e 11
Queremos habitar nessa Nova Jerusalém e ter o próprio Deus como nosso Rei, e habitar com todos como um só povo, num lugar feliz.

Nenhum comentário: